Tendências de Decoração de 2022

As palavras chave para as tendências de decoração em 2022 são: conforto e funcionalidade. Depois de uns anos tão atípicos, todos nós começamos a valorizar mais a nossa casa e em consequência disso, as tendências de decoração vão de encontro ás ideias que tragam mais praticidade aos vários ambientes, sensação de conforto e aconchego dentro da nossa casa.

 

As tendências não existem para nos tornarmo-nos escravas delas, elas brindam-nos com uma certa dose de inspiração, pois quem não sente necessidade de vez em quando mudar a decoração da sua casa! A pandemia só veio reforçar ainda mais a importância de habitarmos numa casa bonita, confortável e funcional.

 

 

Novas texturas, materiais naturais e fusão de espaços são algumas das tendências de 2022!!


Formas Orgânicas

Estas são consideradas imperfeitas por não terem um padrão definido, mas é isso mesmo que as torna especiais contribuindo para uma sensação de exclusividade. Pense nos elementos encontrados na natureza, como as nuvens, montanhas, riachos, rochas, são bons exemplos de recursos com contorno irregular. As formas orgânicas podem surgir nas mais variadas situações, nomeadamente num papel de parede, num candeeiro ou num detalhe de mobiliário.


Minimalismo

O minimalismo prioriza o essencial, e cada vez mais tem vindo a ganhar uma nova cara em consequência da recente necessidade de distanciamento social. Uma vez que as pessoas tem passado mais tempo dentro das suas casas, sentiram necessidade de colocar um pouco de mais conforto nos espaços com um estilo tão simples. A ideia base é a mesma, evitar os excessos e manter apenas o essencial. A diferença está nos detalhes, como por exemplo, acrescentar uma parede de cor quente para trazer mais aconchego, usar tecidos macios nas almofadas, no sofá ou colocar uma manta/almofadas coloridas para alegrar o ambiente.

As texturas vão também estar presentes, seja num vaso, num tapete ou numa almofada, etc..


Elementos Naturais

Muito de encontro com as formas orgânicas, a natureza também está muito presente nas tendências de decoração. Por exemplo substituir os revestimentos do piso por tábuas de madeiras, destacar uma parede com painel de pedras. Utilizar mármore, granito, madeiras, materiais macios, orgânicos em tons terrosos faz sobressair a natureza.

Ainda que a cor pantone para 2022 seja a Veri Peri – violeta claro, esta ainda não está refletida nas decorações deste ano. Para já as corres terrosas, tons castanhos, são as grandes apostas para este ano.


Estilo Retrô

O estilo retrô é uma opção vantajosa para trazer características de um estilo vintage, mas com melhor custo-benefício. Uma vez que as peças resultam de inspirações no tema antigo e não precisam, necessariamente, de ser originais de outra época.


Dourado

O dourado vai destacar-se nas decorações deste ano, ele encaixa perfeitamente com o estilo clássico e romântico, mas usado na proporção certa, funciona em qualquer outro estilo á sua escolha. Pode adquirir artigos como molduras, espelhos, cachepôs, peças de decoração ou mesmo acessórios de mobília como puxadores.


Espaços Versáteis

Em resultado da permanência prolongada nas nossas casas, buscam-se soluções que otimizem o espaço dos vários cómodos da casa. Fazer a fusão dos vários espaços da casa, de forma a ficar algo funcional para as pessoas puderem trabalhar ou estudar em casa é também uma tendência.


Móveis Multifuncionais

Os móveis multifuncionais são essenciais para construir espaços versáteis, são peças que cumprem uma ou mais funções para economizar espaços e reduzir custos, como por exemplo um sofá-cama ou uma cama extensível. Mobiliário sem arestas, os mais redondos e pouco perigosos, vão continuar a estar em voga, deixando qualquer pessoas segura e confortável.

 

Vamos lá deixar-nos inspirar pelas novas tendências de 2022 e renovar a nossa casa!!

 

 

Digite o seu comentário