Sabia que cada divisão da casa tem um tipo de iluminação específico!!!

A iluminação, é um elemento muito importante a ter em conta na sua casa, e cada divisão tem as suas necessidades especificas. A escolha da iluminação certa é um questão chave para criar determinadas divisões da casa e conseguir obter sensações e experiências diferentes quando usufrui do seu espaço.

A sala

A sala é um espaço que pode estar divido em várias zonas, nomeadamente a sala de estar e a sala de jantar. A sala de estar é um espaço de relaxamento pessoal, assim como um espaço de convívio, diversão e conversa, por este motivo, aposte numa boa iluminação aos “cantos à sala”.

Neste espaço, aposte na luz indireta, recorrendo ao uso de candeeiros de pé e mesa, abatjour que ajudam a difundir a luz. Opte por lâmpadas em tons amarelados, não muito intensas, mas que permitam uma boa luminosidade. Deve evitar colocar pontos de luz nas zonas de descanso, como em cima de sofás ou poltronas.  Este espaço deve contar com uma luz geral, capaz de conseguir abranger todo o ambiente de uma forma uniforme. É de realçar, a otimização das janelas para aproveitar a iluminação natural durante o dia.

Na sala de jantar, aposte num elegante lustre, instalado no centro do teto e do ambiente, de forma a todo o espaço receber luz, principalmente a mesa.

O Quarto

O quarto é, por excelência, a zona de descanso, de relaxamento, de tranquilidade. Desta forma, a luz escolhida para este espaço, deve proporcionar uma sensação de conforto e tranquilidade. Opte por uma luz com tons mais amarelados e menos intensos, de forma a criar um ambiente ainda mais aconchegante. Complete a decoração do seu quarto, desde os tradicionais candeeiros de teto, os candeeiros em ambos lados da cama, candeeiros de parede ou de canto.

A cozinha

A iluminação nesta divisão tem que ser a mais clara e eficiente possível, uma vez que é um local onde se efetuam funções minuciosas, como a confeção de alimentos. Para além da luz geral, é importante pensar em pontos de luz em determinadas áreas, como nos armários da área de bancada e nos armários. Para isto existem fitas de LED perfeitas, assim como luminárias pendentes, que conferem um aspeto elegante á sua cozinha.

A iluminação mais apropriada para esta divisão é fluorescente branca, uma vez que aumenta ao máximo a visibilidade do espaço. Este tipo de luz, também é interessante porque produz menos efeitos de sombra.

A Casa de Banho

A casa de banho é um espaço que deverá ter uma boa iluminação, por isso, deve apostar-se numa lâmpada branca fria. Pode também colocar-se um ponto de luz focal na bancada da pia.

O candeeiro de teto não deve ser o único ponto de luz da sua casa de banho. Neste espaço é importante instalar diferentes focos de luz conforme as necessidades. Por exemplo, um dos principais pontos da casa de banho é o espelho, devendo ser esta zona a mais privilegiada a nível de luz. Mediante o espaço disponível, poderá colocar dois apliques nas laterais do espelho, um aplique em cima do espelho, ou colocar um espelho com luz embutida.

O escritório

O escritório é um local que precisa de uma boa iluminação, uma vez que um ambiente bem iluminado torna a rotina de trabalho mais eficaz. Uma sugestão é aproveitar ao máximo a luz natural e priorizar as lâmpadas em tom branco neutro. Um candeeiro de mesa também ajuda para uma melhor iluminação.

O Hall de entrada

O hall de entrada é o cartão de visita para toda a casa, de modo que devemos escolher uma luz que seja acolhedora, que não seja muito intensa, nem muito leve, apenas dar um equilíbrio com as restantes luzes da casa.

Pode colocar luzes no teto, apliques na parede ou um candeeiro de pé, de forma que estes destaquem determinados detalhes que seja importante realçar.

Ficam algumas dicas para a iluminação da sua casa:

  • Um ambiente de trabalho, ou higienização necessita de uma luz branca.
  • Se for um espaço para relaxar, receber amigos ou família, o ideal é que usar lâmpadas de tom amarelado.
  • As cores das paredes, em branco, otimizam e aumentam a visibilidade de um espaço.
  • A luz artificial deve ser um complemento da luz natural.
  • Dependendo da localização das janelas, em determinadas alturas do dia não é necessário ligar os candeeiros.
  • É importante ter cuidado com paredes escuras e texturas, pois elas absorvem a luz.

A iluminação da nossa casa é um fator de extrema importância. Para cada divisão adeque a iluminação certa, criando ambientes distintos pela casa, desde os espaços de lazer, aos espaços de trabalho.

Digite o seu comentário