Espelhos na Sua Decoração

Os espelhos são excelentes aliados na ornamentação e oferecem grandes vantagens para quem quer decorar a sua casa.

Há muito tempo que os espelhos saíram do seu espaço considerado de eleição, a casa de banho, e conquistaram outros recantos da casa. Os espelhos ganharam uma importância elevada por muitos motivos, como por exemplo, pela capacidade de refletir a luz, acrescentar amplitude nos espaços pequenos ou simplesmente enriquece-los de um modo geral.

 

Algumas das funções dos espelhos são:

  • Gerar amplitude no espaço;
  • Melhorar a iluminação;
  • Criar pontos de interesse;
  • Refinar e embelezar a decoração.

 

Existe uma infinidade de opções disponíveis no mercado, desde o tamanho, o tipo de moldura, espelhos de chão, espelhos de pendurar, espelho com moldura ou sem moldura, estilo mais moderno, mais vintage, mais rustico, etc,. Podemos ter espelhos em quase todas as divisões da casa, sendo que os espelhos grandes são especialmente aconselhados para se usarem em divisões mais pequenas, uma vez que dão a sensação de espaço.

Usar espelhos na decoração traz um toque de modernidade, além de valorizar as peças ao redor. Para aqueles que preferem um ar mais vintage, espelhos circulares ou ovais e até mesmo aqueles modernos mais retro ajudam a compor o visual da sua casa. A escolha do local para a instalação de um espelho vai depender da sua finalidade, sendo que em ambientes menores, deve usar as paredes opostas, para ampliar o espaço visual. Se o seu objetivo é ampliar o ambiente, tornando-o visualmente mais espaçoso, a melhor opção será um espelho quadrado ou retangular. Uma solução interessante para salas pequenas.

Os espelhos redondos ou ovais são perfeitos para dar dinamismo ao ambiente e para criar pontos de luz, sendo uma boa opção para decorações românticas ou informais. São também excelentes para criar focos de destaque no ambiente, como por exemplo ao serem colocados por detrás de uma peça para a valorizar.

 

 

Existe uma diversidade de opções de espelhos:

 

Espelhos com Moldura

Os espelhos com moldura são sem dúvida os mais comuns na decoração, sendo que as molduras tornam os espelhos mais atraentes, permitindo destacá-los e valoriza-los. Há uma panóplia de modelos de espelhos com moldura, a moldura pode ser simples, trabalhada, colorida, de madeira, rustica, em metal, uma diversidade. Podemos dizer que as molduras muito trabalhadas, com arabescos ou outros motivos, de madeira entalhada ou de metal fundido, são especialmente indicadas para decorações de estilo clássico. As molduras mais finas e retas devem ser usadas em decorações modernas, clean e minimalistas. Em decorações rusticas, de inspiração campestre ou marítima, as molduras de madeira são as mais utilizadas.

 

Espelhos sem Moldura

Os espelhos sem moldura estão a ganhar espaço na decoração, uma vez que trazem um ar mais contemporâneo á sua casa, são geralmente conotados com estilos mais modernos e minimalistas. Deve ter cuidado na escolha deste tipo de espelhos, pois são peças muito delicadas, nomeadamente as suas extremidades que não devem sofrer nenhum tipo de atrito para não danificar a peça.

 

Espelhos de Chão

Os espelhos de chão são uma excelente opção para ambientes amplos, uma vez que o espelho não será colocado na parede e em ambientes muito pequenos ele pode acabar por atrapalhar. Os espelhos de chão, podem adornar qualquer espaço da sua casa, seja a sala de estar, jantar, hall de entrada e sem esquecer o quarto.

Espelhos Pequenos

Os espelhos mais pequenos são comuns em espaços por norma mais pequenos, como a casa de banho. Uma ideia original para usar espelhos pequeno na decoração de espaços mais amplos é conjugar uma serie de vários espelhos pequenos, até de diferentes modelos, a diferentes alturas. Isto vai trazer mais personalidade ao ambiente. Contudo um espelho grande numa área pequena vai funcionar muito bem, ajudando a tornar o espaço mais amplo, sobretudo se for quadrado ou retangular.

 

Espelhos Grandes

Os espelhos de maiores dimensões por norma são mais usados em espaços amplos. Quando se usa espelhos de grande porte, é ideal coloca- los a refletir algo bonito, agradável como uma parede de quadros ou um jardim, uma vez que vai trazer uma sensação de acolhimento. Um espelho grande será sempre mais funcional, permitindo que tenha um reflexo abrangente de si próprio, importante nos espelhos do quarto e hall de entrada.

Há espelhos para todos os gostos, desde os mais simples e minimalistas, os mais rústicos ou mais sofisticados, grandes ou pequenos. Para escolher os espelhos para decorar a sua casa é preciso analisar inicialmente o tamanho do espaço e o estilo de decoração.

 

 

 

Espelhos para o Corredor

Os corredores são muitas vezes locais estreitos, não muito compridos, sem grande interesse. Uma forma de chamar á atenção do espaço é revestir uma das paredes com um espelho, levando modernidade e amplitude a esse espaço. Pode optar por colocar um espelho sem moldura em toda a extensão da parede, criando uma sensação de amplitude ou usar um espelho com moldura na forma mais tradicional que é colocado na parede ou se quer dar um ar mais moderno, apoiar o espelho no aparador ou comoda.

 

Espelhos para a Sala de Estar/Jantar

Os espelhos na sala de estar/jantar, por norma são usados na parede sobre o sofá ou na parede onde se encontra o aparador, mas isso vai depender muito do tamanho do seu espaço e do ambiente que quer criar, pois para uma sala ampla, por exemplo, um espelho de chão é uma solução interessante, uma vez que não atrapalha na circulação. Não é necessário que o espelho da sala seja num tamanho excessivo ou muito elaborado para chamar á atenção, pois usar modelos menores ou mesmo investir em diferentes modelos de espelhos e conjugar com quadros pode ser uma ideia original para personalizar o ambiente e trazer mais requinte á sua decoração.

 

 

O espelho na sala é uma excelente maneira de trazer um toque mais sofisticado á decoração do ambiente e desta forma tornar o ambiente mais acolhedor.

 

Espelho para o Quarto

O quarto é a nossa zona de descanso, a zona mais íntima da casa, por isso é importante que a decoração desse espaço seja de acordo com a personalidade dos mesmos. O espelho decorativo para o quarto além de deixar o ambiente visualmente maior, também é uma peça de decoração que garante uma decoração bonita, elegante e sofisticada.

 

Espelhos para Casa de Banho

O espelho na casa de banho é provavelmente o local onde damo mais importância ao espelho, pois além de servir como peça de decoração, tem também uma função muito importante. Afinal de contas o espelho da casa de banho ajuda-nos a fazer a nossa higiene diária. Por norma a casa de banho é o espaço mais pequeno das nossas casas, logo é comum usar modelos de espelhos mais pequeno e o clássico redondo.

 

Espelhos Hall de entrada

Um espelho no hall entrada é excelente para dar mais amplitude a um espaço normalmente pequeno, para dar uma revisão em nós mesm antes de sair de casa e para dar um ar mais sofisticado. Contudo evite que o espelho reflita o interior da casa, revelando a sua intimidade.

 

 

Agora é colocar mão á obra e espelhar a sua casa!!

 

 

Leave Comments