Escolha a cor certa para o quarto do seu filho

Sabia que pode influenciar o estado emocional do seu filho de acordo com as cores do quarto?

Através do uso de certas cores e tons é possível influenciar o humor e criar ambientes que proporcionam diferentes estados mentais e emocionais. Além de que pode influenciar outros fatores como o sono, a concentração e estimular a memória, entre outros.

 

A arte, o design e a psicologia ensinam-nos que cada cor transmite um sentimento.

 

Verde

A cor verde é uma cor calmante que proporciona serenidade e paz, que traz a frescura da natureza e as brincadeiras ao ar livre para o quarto. Podemos adiciona-la sem medos pelo seu efeito calmante e pela sua relação com as emoções de segurança e confiança. O verde é muitas vezes usado nas salas de aula pois está comprovado que esta cor aumenta a capacidade de leitura e a compreensão, sendo portanto um ótima opção para o quarto do seu filhos se este fizer os trabalhos de casa no quarto.

Esta cor é recomendada para crianças com temperamento mais irritadiço, nervosas, hiperativas ou com dificuldades para dormir.

 

Amarelo

A cor amarela é recomendada para crianças com menor energia, de temperamento mais calmo ou que precisem de um reforço de positividade. Esta cor traz vitalidade e alegria pois esta cor é considerada a cor do otimismo. Uma outra característica associada a este tom é o estímulo intelectual, ajudando a estimular a concentração dos mais pequenos. Pela luminosidade que transmite é provável que, se tiver uma criança com dificuldade em adormecer, ou acordar cedo, o amarelo irá provavelmente agravar o problema. De forma a minimizar esta situação, pode conjugar o amarelo com o cinza, azul ou verde.

 

Vermelho

O vermelho é uma cor muito intensa e energética, é uma cor que estimula a ação, o dinamismo e o movimento, é indicada para crianças de temperamento mais tímido. Por outro lado, se o seu filho é muito inquieto, é preferível evitar este tom ou usá-lo em pequenas quantidades ou apenas como apontamento.

Laranja

O laranja é uma cor vibrante, que transmite alegria e vivacidade. Esta cor está associada à criatividade e à comunicação, características importantes para estimular os mais pequenos. Utilizado num quarto de criança confere-lhe características como confiança e extroversão. Como qualquer cor quente, demasiado laranja pode ser excessivamente estimulante e acaba por ter o efeito oposto. Tal como a cor vermelha, é uma cor que deve ser usada com moderação e pode ser combinada com tons suaves de verde, lavanda ou uma cor neutra.

 

Rosa

O rosa é uma cor calmante, que estimula sentimentos de empatia e carinho. É uma cor muitas vezes associada às meninas, mas o que mais se destaca nesta cor é o símbolo de amor, além de estimular a criatividade e a fantasia. Pode levar as crianças a comportarem-se de forma mais carinhosa e atenciosa, talvez porque está associado a uma sensação “maternal”. É uma cor utilizada para produzir calma nas crianças, além de que pode combinar com outros tons, dando clareza aos espaços. Contudo deve ser usada com moderação, para não causar irritabilidade, causar dores de cabeça ou mesmo sentimentos de nervosismo.

Roxo

O roxo é uma cor que inspira reflexão, sensibilidade e espiritualidade. Adicionar roxo ao quarto de uma criança pode ajudar a abrandar o seu ritmo agitado.

 

Azul

O azul, assim como o verde, é uma cor calmante e tranquilizadora que proporciona uma sensação de serenidade e paz. O azul é frequentemente sugerido para crianças com temperamento mais irritadiço ou que tenham problemas em dormir. Contudo não deve abusar do azul, pois o efeito calmante pode acabar por ter um efeito deprimente, de tristeza ou melancolia. Para o equilibrar use um pouco de amarelo ou vermelho.

 

Castanho

Há quem associe o castanho, a uma cor feia, contudo os seus tons terrosos e quentes são ótimos complementos para o quarto de bebé, de forma a sentirem-se mais estáveis no seu ambiente. O castanho também funciona como um bom fundo sobre o qual pode aplicar outras cores mais vivas. Como em todas as cores não se deve exagerar, uma vez que esta cor pode escurecer a divisão e fazer com que o espaço pareça mais pequeno. Se tiver uma criança mal-humorada, não é aconselhável rodeá-la de castanho.

 

Cinzento

O cinzento é uma cor que remete para a solidão e tristeza, mas também mexe com outras emoções, nomeadamente o cinza inspira-nos à contemplação, transmitindo um efeito calmante e relaxante. Se porventura quiser incorporar este tom no quarto dos seus filhos, é melhor fazê-lo com moderação e conjugando-o com outros tons mais vivos como amarelo, turquesa ou magenta.

 

Vamos dar vida e alegria ao quarto dos mais pequenos!!

Digite o seu comentário