Decoração segundo o conceito Feng Shui!!!! Vale a Pena tentar…

Com os acontecimentos ocorridos ultimamente, sendo a nossa casa um lugar de excelência para nós relaxarmos e desfrutarmos de bons momentos, o que mais queremos é encontrar em casa um lugar de paz e harmonia. A decoração sobre o conceito feng shui vem de encontro com esse conceito, através da aplicação de determinados conceitos que com certeza melhoram a qualidade das nossas vidas.

A base do feng shui, é fundamentada nas forças antagónicas do céu e da terra, ou seja, no yin-yang, que reflete a harmonia entre as forças, de modo a atrair o que há de melhor e saber equilibrar harmoniosamente a vida com um todo. A palavra feng shui, cuja tradução literal quer dizer, “vento-água, considera que existem vibrações nos ambientes em que vivemos, ou á sua volta, que podem agir de forma benéfica ou prejudicial ao nosso corpo e nossa mente.

O feng shui acredita na existência de uma energia vital positiva, chi, que se move com o vento e se armazena na água e cujo o fluxo se modifica pela forma e organização do espaço, pontos cardeais e meteorologia. A função do feng shui é alinhar a nossa vida ás energias positivas que estão no universo e dessa maneira deixar tudo em equilíbrio.

Desta forma podemos adequar o conceito feng shui, á decoração das nossas casas, de forma a promover a harmonização dos objetos e móveis com os elementos e fluxo da natureza. Os espaços são divididos através do “baguá”- as 8 áreas conhecidas como “cantos do feng shui”. O baguá é uma placa octogonal, onde cada lado expressa uma área da vida (sucesso, relacionamento, criatividade, amigos, trabalho, espiritualidade, família e prosperidade).

O baguá é posicionado em cada divisão da casa com o objetivo de determinar onde estão cada uma dessa área. Uma vez identificadas, o espaço é tratado e harmonizado a partir do reposicionamento, colocação ou retirada de objetos.

Os guás do feng shu

O guá do trabalho: Este é o espaço do emprego, das atividades profissionais e este est alinhado á porta de entrada (isto porque é onde a energia entra, assim como as oportunidades). A porta de entrada faz o intercambio entre o mundo interno (o seu lar) e o mundo externo, simbolizando assim a proteção segundo o feng shui. As cores de referência são o preto ou azul marinho.

Dicas de decoração: para harmonizar esta área, utilize objetos com formas irregulares e assimétricas, plantas em água ou terra. Pode também utilizar fotos que remetem para a sua profissão.  Utilize as plantas na porta do lado esquerdo de quem entra, uma vez que estas filtram a energia mais densa e deixam o ambiente mais agradável. Alguns exemplos de plantas, são a espada de são Jorge e o bambu.

O guá da espiritualidade e sabedoria: esta área está associada ao autoconhecimento, conhecer-nos a nós próprios permite-nos fazer escolhas mais acertadas a ter mais respeito por nós e pelos outros. A cor de referência é o o azul.

Dicas de decoração: a área correspondente a este guá é ideal para colocar estantes com livros, revistas, uma vez que estes são símbolos de conhecimento e sabedoria. Pode também apostar-se em objetos de cerâmica, porcelana ou argila.

O guá da família e saúde: este canto é ligado á harmonia familiar e aos antepassados. A família, é uma parte integrante de quem somos, logo ela também afeta a nossa saúde emocional. A cor de refencia é o verde.

Dicas de decoração:  pode colocar moveis e objetos de madeira, harmonizando com uma moldura de fotos de família.

O guá da prosperidade: a palavra chave deste guá é a fortuna, responsável por trazer abundância para as nossas vidas. Entenda-se também por fortuna, boa sorte e prosperidade para as coisas se desenvolverem. A cor de referência é o roxo.

Dica de decoração: utilize objetos e móveis em formas ovais e em madeira. É o canto ideal para guardar objetos de valor como dinheiro ou uma peça decorativa muito valiosa sentimentalmente.

O guá do sucesso: o nosso sucesso depende da maneira como somos vistos pelo mundo, ter fama significa, ser conhecido e reconhecido. Esta área é importante para equilibrar a nossa relação com o mundo e com as pessoas á nossa volta. A cor de referência é o vermelho.

Dicas de decoração:  aposte nos objetos em formas triangulares e que reflitam luz, como abatjour e espelhos. As peles e couro, ainda que sintéticos, harmonizam este guá, uma vez que os animais simbolizam força e instinto.

O guá do relacionamento: Este guá refere-se aos nossos relacionamentos, assim como associado a relação que temos com a nossa mãe (ou enquanto mãe). De forma a solucionar alguns conflitos, é para aqui que devemos olhar. A cor de referência é o rosa.

Dicas decoração: o ideal para este espaço é utilizar sempre os objetos aos pares, para atrair a energia do relacionamento para a sua vida. Pode colocar fotos do casamento, do namorado, as fotos relembram os momentos felizes e intensificam a energia.

O guá da criatividade e filhos: a cor de referência para este guá é o branco. Esta área afeta as nossas habilidades em concluir e concretizar as coisas, assim como o nosso desenvolvimento na vida.

Dica de decoração: neste espaço pode colocar fotos dos filhos, um quadro branco um quebra cabeças ou algo que remeta e inspire a sua criatividade. Os objetos devem ter forma circular, em metal ou feitos á mão, uma vez que remetem para a criatividade.

O guá dos amigos: como se costuma dizer, os amigos são a família que escolhemos ao longo da vida. Este espaço é dedicado á nossa capacidade de receber ajuda e de ajudar os outros. a cor de excelência é o cinza.

Dicas de decoração: um mural com fotos dos amigos em momentos feliz é opimo. Aposte em peças de metal em formas circulares e símbolos de boa sorte (como o olho grego), de forma a ativar a energia deste espaço.

Para cada divisão da casa existem diferentes conceitos específicos do feng shui que devem ser aplicados, mas existem outros gerais que devem ser usados pela casa toda. Damos alguns exemplos:

Evitar o acúmulo de objetos: nada pior do que uma casa entulhada de objetos, desarrumada e desorganizada. Se esta situação já impede a circulação de pessoas, imagine do chi.??? Por isso é por mãos á obra e eliminar tudo o que é inútil e sem serventia e organize os armários, prateleiras e divisões. Com este simples passo, vai ver como é muito mais prazeroso e saudável viver em casa sem excesso e organizada.

Deixe a luz e o ar entrar: Fisicamente já é comprovado o efeito benéfico de uma casa bem iluminada e arejada, evita o mofo, bolor e mau cheiro, além de que a simples atitude de abrir as janelas faz muito bem para a parte energética da sua casa. Segundo o feng shui, o ar ajuda a varrer para fora as energias negativas do ambiente.

Deite fora tudo o que está partido: é muito simples, os objetos têm conserto? Então conserte. Se não tem conserto, deite fora. Nunca deve guardar objetos partidos, eles absorvem a energia boa da casa.

Cinco elementos: uma vez que o feng shui tem princípio na filosofia chinesa, o uso dos cinco elementos torna-se indispensável. A combinação harmoniosa dos cinco elementos (fogo, terra, água, metal e madeira), promove o equilíbrio necessário para a energia chi fluir sem obstáculos. Estes elementos são usados de forma bruta ou representativa, ou seja, pode usar-se uma lareira, como fogo, ou optar por uma cor quente que simbolize o elemento.

Falemos agora de alguns objetos decorativos para o feng shui:

  • Espanta espíritos: este objeto afasta os maus pensamentos e pesadelos.
  • Fonte de água: esta quando colocada junto á área da prosperidade, ajuda a equilibrar e harmonizar as finanças.
  • Vasos de vidro ou cerâmica: importantes para corrigir focos de energia negativa.
  • Espelhos e objetos triangulares: os espelhos são ótimos para curar áreas com energia negativa, equilibrar e harmonizar e os objetos triangulares indicados para a área de sucesso.
  • Sinos: as ondas sonoras produzidas ao tocar o sino são capazes de expulsar para fora de casa as energias negativas.
  • Esculturas do buda, flores e aromatizantes:  tudo o que induza ao bem-estar.
  • Pedras e cristais: estes elementos naturais absorvem a energia negativa e estagnada no ambiente.
  • Mandalas: elas energizam o ambiente onde estão colocadas.
  • Velas: tudo o que emita luz é bem-vindo.

Elementos feng para a casa de banho:

A água retém a energia, de modo que este espaço, são lugares onde o chi pode escapar.

  • Elementos que remetam para a natureza, como as plantas, de preferência a plantas que tem crescimento para cima.
  • Deixar a energia fluir, mantendo sempre este espaço limpo, organizado e sem excessos, sempre bem iluminado e ventilado diariamente para atingir o equilíbrio.
  • Deve fechar sempre a porta, uma vez que este espaço é um local de perda de energia e energia estagnada, convém manter a porta fechada, para evitar a circulação de energia pela restante casa.
  • Em termos de localização, a sanita, de preferência, nunca deve estar no centro da divisão, uma vez que consome muita energia.

Elementos feng para a cozinha:

Objetos coloridos e bonitos ajudam a estimular a energia da abundância e da fartura.

  • Os vidros transparentes ajudam a transmitir a mensagem de fartura do local, especialmente se for colocado dentro deles, diversos grãos.

Elementos feng para o hall de entrada:

  • Espelhos sim, mas não em frente á porta, os espelhos repelem tanto as boas, como as más energias.
  • Boa iluminação, para deixar o hall acolhedor.
  • As plantas, esculturas e outros objetos decorativos, dão as boas vinda a quem entra.

Elementos feng para a sala:

  • Deixe o centro livre para a circulação de energia.
  • As cadeiras, cadeirões e sofás nunca devem ser colocados de costas para a porta de entrada, uma vez que interfere na circulação de energia.
  • As cores claras e tons pastel são as mais indicadas.
  • A combinação do branco e vermelho ou tons terrosos, ajuda ativar os relacionamentos socias. Deve evitar-se paredes brancas ou pretas.
  • Ter o sofá encostado á parede, traz segurança e estabilidade

Elementos feng para o quarto:

O quarto é o espaço para relaxar e descansar, de forma que todos os elementos envoltos devem ter essa preocupação.

  • O branco e rosa, transmitem delicadeza e ternura.
  • A organização é essencial, inclusive as portas dos armários devem estar fechadas, para evitar o excesso de informação.
  • Deixe sempre um espaço livre para a circulação.
  • Abuse das flores e flores, estas trazem acolhimento.
  • Toda a cama precisa de uma cabeceira, sendo imperativo não dormir com os pés apontados diretamente para a porta e não colocar a cabeceira na parede em contacto com a casa de banho, nem debaixo de uma janela.
  • Uma cama orientada a sul, estimulará os sonhos, orientada a norte, vai melhora a nossa saúde e energia, enquanto que uma cama orientada a leste vai aumentar o nosso dinamismo e uma cama posicionada para oeste ajuda aqueles que sofrem de stress.

Elementos feng para o quarto infantil:

  • Estabelecer um cantinho apenas para brincar, mantendo as áreas de dormi e descansar bem definidas.
  • Coloque um objeto que represente proteção.
  • Opte por tons pastel, como o amarelo e verde menta, caso o quarto receba muita luz
  • A madeira, em moveis ou painéis, fortalece o crescimento da criança.
  • A cama sempre de frente para a porta para trazer segurança e estabilidade.

Vamos lá tentar dar um novo rumo á sua casa!!!

Digite o seu comentário